Coluna do mês: Empresa pequena precisa administrar o financeiro?

05/10/2021

Sim! O controle financeiro é essencial para o sucesso de qualquer negócio, não importa o seu tamanho.

Tanto é comprovado, que pesquisas do IBGE mostram que mais de 20% das empresas abrem e não passam de um ano de existência e apenas 60% não passam dos cinco anos de vida. Os principais fatores para isso acontecer são as empresas que nascem sem planejamento, com falta de organização e estratégias de crescimento, não precificam preço correto dos serviços ou produtos oferecidos, falta de capital de giro e se perdem na burocracia.

A administração financeira é o ofício do planejamento, da organização e da prevenção de risco ou de situações indesejáveis no futuro. Por isso a importância de tê-la em qualquer que seja o tamanho da sua empresa. O financeiro tem de ser controlado, planejado, impondo limite de gastos, avaliando custos, projeto e oportunidades.

Para realizar essas funções e manter a saúde da empresa, é necessário que o administrador esteja atento a quatro aspectos: Administração de Caixa (controle de entrada e saída de dinheiro), Administração de Recebíveis (ligado a política de credito para realizar vendas, da qual pode depender o sucesso ou fracasso da empresa), Administração de Estoque (controle do estoque de maneira que não represente alto custo de manutenção, e ao mesmo tempo que viabilizem a produção), e Alavancagem (uso de ativos ou fundos a custo financeiro fixo para multiplicar retornos).

Com todas as informações necessárias, conseguimos junto com o empresário, montar um planejamento estratégico para que sua empresa corra riscos, mas de forma segura, juntando expertise e tecnologias a seu favor.


Política de Cookies: Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.(LGPD - Lei 13.709)